domingo, 29 de novembro de 2009

TINTAS


As tintas são composta pelo veiculo ,pigmento e adtivos.
O veiculo é formado pela resina,parte não volátil e solvente parte volátil do veiculo.
O pigmento é um pó fino responsável pela cor da tinta, quando mais fino o pigmento mais clara será a cor.
Os aditivos têm função de estabilizar a dispersão do pigmento,almentar a cobertura da tinta,almentar a flexibilidade da tinta entre outras.

A tinta funciona através da evaporação do solvente que faz com que a resina endureça com o pigmento formando a película de tinta.



Tinta Fosca e Brilhante
O que determina se a tinta será fosca ou brilhante é a quantidade de resina de que ela é composta, tintas com mais resina todo o pigmento é coberto deixando a superficie da pelicula mais lisa permitindo uma reflexão uniforme da luz . Tintas com menos resina o pigmento fica mais na superficie causando uma reflexão irregular.

Funções das tinta
As tintas alem da estética fazem a proteção do substrato,aumentando a durabilidade,evitando lixiviação em argamassa, corrosão nos metais, protege madeiras contra umidades e outros agentes externos.
Alem disso existem tintas refletivas ,retardadora de chama,anti-estática entre outras.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Aterramento elétrico



As funções principais do aterramento são: proteger o usuário dos equipamentos elétricos de choques elétricos,criando um caminho alternativo para um possível vazamento de corrente.
Descarregar cargas elétricas acumuladas em aparelhos, podendo inclusive evitar a queima de dispositivos mais sensíveis e facilitar o funcionamento de dispositivos de proteção como disjuntores e fusíveis.
O dimensionamento preciso do aterramento envolve um procedimento complexo,por isso existem algumas regras práticas que satisfazem a maioria das instalações de baixa tensão.


1º- a haste de aterramento varia de 1,5m a 4,0m sendo o mínimo exigido por norma a de 2,5 m.

2º- o valor ideal de um bom aterramento é ter no máximo 5ohm,Essa resiste e calculada com o uso de um terrômetro que será abordado adiante e sendo influenciada pala química do solo e quantidades de barras de aterramento.



O terrômetro esse instrumento é conectado ao aterramento que se deseja testar e tem 2 hastes de referencia que são colocadas no solo. O terrômetro gera uma corrente que é gera uma queda de tensão nos resistores na hastes de referência e no próprio aterramento, através da queda de tensão o instrumento indica a resistência do aterramento.



Caso o valor não seja o desejado podemos aumentar a quantidade de hastes fazendo conforme figura abaixo, ou fazer um tratamento químico do solo,sendo menos interessante essa segunda opção por exigir uma manutenção maior já que os aditivos usados vão sendo perdidos com o tempo, sendo útil quando não há espaço para aumentar o aterramento.
Esquema de disposição das hastes de aterramento

sábado, 14 de novembro de 2009

Interruotor paralelo

Dispositivo utilizado quando se deseja ligar ou desligar uma lâmpada, ou conjunto de lampadas, em lugares distintos sendo muito empregado em corredores e escadas. seu funcionamento é muito facil de ser entendido a figura abaixo esquematisa uma instalção de interruptores em paralelo




os interruptores são as chaves que podem estar em duas posições em a-b e o outro em a'-b'.


supondo as chaves em a e a' fechamos o circuito com isso a luz acende (pode se ver claramente que o mesmo ocorre com as chaves em b e b') e podemos desligar a lampada movendo qualquer um dos interruptores para posição oposta como está na proxima figura.



este e a forma onde a lâmpada encontra-se desligada podendo ser tambem ligada alterando a posição de qualque uma das chaves.
Estes interruptores são modelos diferenciados por isso deve se especificar quando for comprar pois a ligação em paralelo não e feita com qualquer tipo, por outro lado uma intalação simples onde se usa um unico interruptor pode ser feita com um interruptor para ligação em paralelo não sendo muito desejado por esse modelo ser mais caro.São representados pelo simbolo SW Em plantas de intalação eletrica .